O acompanhamento da equipe multidisciplinar é fundamental para a paciente pós-bariátrica que pretende engravidar.
Planejar a gravidez com antecedência, estar assistida pela Nutricionista, manter uma dieta equilibrada e a rotina de atividades físicas são fatores que contribuirão para evitar o reganho.

Após um período entre 12 a 24 meses da Cirurgia Bariátrica, a mulher pode engravidar. Contudo, é necessário observar todos os cuidados necessários para enfrentar uma gestação com saúde, bem como evitar o reganho de peso, que é bastante comum nesse período.
É fundamental, porém, que o obstetra esteja ciente de que a paciente se submeteu à redução de estômago anteriormente à gravidez. Idealmente é recomendado que seja feita uma avaliação antes mesmo de iniciarem as tentativas, a fim de aferir s condições gerais de saúde da futura mamãe, bem como os níveis das vitaminas e outros fatores que vão garantir uma gestação tranquila. Além disso, um acompanhamento nutricional será indispensável.
Quando se fala em reganho de peso, vale ressaltar que é muito comum na gestação, já que é praticamente impossível não engordar nessa fase. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados para que o aumento de peso não saia do controle, colocando a perder todos os resultados obtidos após a bariátrica. Dessa forma, estas 4 dicas podem ajudar mulheres que realizaram a cirurgia e pretendem engravidar:
1. Mantenha o acompanhamento multidisciplinar
Estar assistida por uma equipe com visão ampla do seu caso, pode ser a chave para uma gestação saudável.
2. Planeje-se com antecedência para engravidar
Idealmente a mulher que fez uma cirurgia bariátrica deve se planejar com antecedência, a fim de garantir que seu estado geral de saúde realmente é favorável para uma gestação. Esse preparo deve envolver consultas, exames, dieta, acompanhamento psicológico, entre outros.
3. Converse com a Nutricionista
A Nutricionista deve estar ciente do seu interesse em gestar, a fim de avaliar as questões relativas às vitaminas, bem como iniciar uma dieta adequada a uma futura gestação.
4. Não pare com as atividades físicas
A gravidez é um período de muitas transformações no corpo da mulher. Para uma paciente pós-bariátrica, que já passou por grandes mudanças, esse cenário é ainda mais intenso. É normal que a mulher se sinta indisposta, sobretudo no início da gestação. Contudo, para evitar o reganho, é fundamental manter a rotina de atividades físicas.
Se você é uma paciente pós-bariátrica e está pensando em engravidar, comece agendando uma consulta com sua Nutricionista para traçar um plano que ajudará a evitar o reganho.
Commentaires