top of page

Neuropatia periférica e cirurgia bariátrica

Estudos recentes apontaram a possibilidade da cirurgia bariátrica reverter o dano neurológico


Um recente estudo realizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, revelou que a cirurgia bariátrica pode ter um efeito reversivo na neuropatia periférica.


Durante um período de dois anos, 127 pacientes com obesidade foram acompanhados após passarem pelo procedimento cirúrgico.


Os pacientes do estudo perderam em média cerca de 31 quilos, o que resultou em melhorias significativas nos diversos parâmetros metabólicos relacionados ao risco de diabetes, como níveis de triglicérides, colesterol e glicemia e redução na pressão arterial.


Porém, o que surpreendeu os pesquisadores foi a evidência de regressão da neuropatia periférica em indivíduos que já apresentavam danos neurológicos.Esses resultados foram avaliados através de biópsias de amostras de tecido da coxa e perna dos pacientes participantes estudo, e observaram um aumento na densidade das fibras nervosas, o que levou a essa conclusão.


Sigo acompanhando todas as atualizações na área de cirurgia bariátrica, para entregar resultados ainda melhores aos meus pacientes.


Quanto à Retinopatia Diabética (doença nos olhos), o estudo observou que não houve melhora após a cirurgia, porém houve o controle da doença, ou seja, a doença parou de piorar.



Fonte: ABESO - Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica

Comments


whatsapp (8).png

Contato direto
com a secretária

bottom of page