O tumor que afeta o cólon e o reto é o segundo que mais mata no mundo.
Idade acima de cinquenta anos, histórico familiar, doenças inflamatórias intestinais, dieta inadequada, obesidade e sedentarismo, além de consumo de álcool e cigarro são os principais fatores de risco para esse câncer.
Esse tumor, que afeta o cólon e o reto, tem como principais fatores de risco idade acima de cinquenta anos, histórico familiar, doenças como colite ulcerativa e Crohn, dieta inadequada, obesidade e sedentarismo, além de consumo de álcool e cigarro. O câncer colorretal é o segundo que mais mata no mundo, sendo o terceiro tipo mais comum em homens, e o segundo, em mulheres. Esses dados são da SBCO (Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica).
Os principais sintomas da doença são:
• Mudanças nos hábitos intestinais (diarreia ou constipação);
• Sangue nas fezes ou fezes mais escuras;
• Dor abdominal;
• Perda de peso sem causa aparente;
• Fadiga e fraqueza constantes.
O diagnóstico é realizado através de exames clínicos, a partir dos sintomas apresentados pelo paciente, e complementares, como exames laboratoriais e de imagem, sobretudo a colonoscopia. Já o tratamento inclui quimio e radioterapia, imunoterapia, bem como a cirurgia para remoção do tumor, que pode envolver a retirada de parte do órgão afetado. O sucesso desse processo depende do estágio em que a doença foi descoberta, sendo que o diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais para um melhor prognóstico.
Hábitos saudáveis e preventivos podem reduzir as chances de desenvolver a doença, como realizar check-up periodicamente após os quarenta e cinco anos (ou antes, se houver histórico familiar); manter uma dieta saudável, baixa em açúcares e gorduras; realizar atividades físicas regulares; evitar ou reduzir o consumo de álcool e cigarro.
Contudo, se você está em processo de investigação de tumores do aparelho digestivo ou já tem um diagnóstico, conte com o Dr. Giuliano. O especialista realiza os principais exames e procedimentos endoscópicos. Toque aqui e agende sua consulta.
Comments