Tenho sentido dor abdominal, indigestão e, até sangramentos. O que pode ser?
- manuella04
- 12 de fev.
- 2 min de leitura
Embora não seja considerada uma emergência cirúrgica, a Úlcera Péptica, a depender do caso, pode apresentar complicações graves, que requerem intervenção com brevidade.
Dor abdominal; náuseas; vômitos; perda de apetite; perda de peso sem causa aparente são os principais sintomas da doença. Em casos mais graves, pode haver sangramento nas fezes ou vômito.
Úlcera Péptica se caracteriza por uma ferida que se forma na mucosa do estômago ou duodeno. A erosão desses tecidos ocorre quando há desequilíbrio entre os ácidos gástricos e as defesas naturais da mucosa. A doença não se trata necessariamente de uma emergência, mas pode apresentar complicações graves, tais como perfuração, hemorragia intensa ou obstrução, que necessitam de intervenção cirúrgica breve.
Alguns fatores de risco favorecem esse problema:
· Infecção por Helicobacter Pylori;
· Uso prolongado de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs);
· Tabagismo;
· Consumo excessivo de álcool;
· Estresse;
· Histórico familiar;
· Idade acima de 50 anos;
· Doenças hepáticas, renais ou pulmonares crônicas;
· Dieta rica em alimentos apimentados, ácidos e condimentados (temperos prontos, molho shoyu, catchup, mostarda, páprica, curry, vinagre e outros).
Os principais sintomas são dor abdominal, geralmente entre as refeições ou à noite; náuseas; vômitos; perda de apetite; perda de peso sem causa aparente. Em casos mais graves, pode haver sangramento nas fezes ou vômito.
O diagnóstico acontece por meio da avaliação clínica, associada à Endoscopia Digestiva Alta (EDA) seguida de biópsia. Já o tratamento consiste no uso de medicamentos, mudanças na dieta e, conforme a gravidade, cirurgia para remoção de parte do nervo vago, a fim de reduzir a produção de ácido no estômago; para abrir o piloro; ou uma ressecção gástrica, que visa a remoção de uma parte do estômago.
Se você tem apresentado os sintomas mencionados, procure um Médico Gastroenterologista. A EDA e a cirurgia para o tratamento da Úlcera Péptica, você já sabe, o Dr. Giuliano realiza com total conforto e segurança, através de procedimentos minimamente invasivos. Toque aqui e agende seu atendimento.
Comentários