A cirurgia de hérnia pode ser feita por via Laparoscópica, um procedimento minimamente invasivo, ou pelo método tradicional, a Cirurgia com Abertura.
A hernioplastia pode ser indicada como forma preventiva ao estrangulamento. Contudo, caso este ocorra, trata-se de uma emergência cirúrgica, sob risco de sepse e até mesmo, o óbito do paciente.
Quem sofre com hérnia sabe os tantos desconfortos que ela causa, sobretudo quando começa a “estrangular”. Por isso, muitas vezes pode ser indicada a cirurgia para reparo da região afetada.
Mas, afinal, o que são hérnias? O que elas causam e quando devem ser operadas?
Hérnia é a projeção de um determinado órgão para fora do corpo ou tecido que o mantém em sua posição original, através de uma abertura na parede abdominal. Existem diferentes tipos de hérnias, devendo ser inicialmente diagnosticadas, para a posterior definição do tratamento mais adequado ao caso. Elas podem ser:
Hérnia Inguinal
Mais comum em homens, acontece quando parte do intestino se projeta para a virilha através de uma abertura na parede abdominal.
Hérnia Umbilical
Essa é uma condição mais comum em recém-nascidos, mas pode acontecer na fase adulta, principalmente durante uma gestação. Acontece quando o tecido adiposo ou parte do intestino se projeta ao redor do umbigo.
Hérnia Incisional
É aquela que ocorre no local de uma cicatriz cirúrgica da parede abdominal, devido a sensibilidades na região.
Hérnia Femoral
Uma condição mais comum em mulheres, é a projeção do tecido pelo canal femoral para a parte superior da coxa.
O estrangulamento da hérnia é uma complicação grave do problema, quando o órgão herniado deixa de receber sangue. Trata-se de uma emergência médica, com indicação cirúrgica, sob risco de sepse e, até mesmo, o óbito.
Os principais sintomas do estrangulamento são:
• Dor intensa e constante, que aumenta gradualmente;
• Náuseas e vômitos;
• Febre;
• Vermelhidão e sensibilidade na região da hérnia;
• Sensação de queimação na região afetada;
• Sangue nas fezes, urina ou suor.
Entre os diferentes tipos de cirurgia, existem a Cirurgia Laparoscópica, um procedimento minimamente invasivo, e a Cirurgia com Abertura, que consiste no método tradicional. O Dr. Giuliano Cigerza realiza a técnica minimamente invasiva, realizada através de pequenas incisões, por meio de um laparoscópio (um instrumento com uma câmera). A Cirurgia Laparoscópica está associada a menos dores pós-operatórias e uma recuperação mais rápida.
Nesse procedimento, também pode ser realizada a colocação de uma tela para suporte, a fim de evitar a recidiva da hérnia. Se você foi diagnosticado com hérnia, confie num Cirurgião com ampla experiência no tratamento dessa doença, que realiza a técnica mais moderna, em ambiente seguro e confortável. Toque aqui e agende já uma consulta com o DR. Giuliano, aqui na Clínica CEM.
Comments