top of page

Como calcular o seu IMC



Além do IMC, fatores como as muitas comorbidades, estado de saúde geral, histórico familiar, aspectos psicossociais precisam ser considerados, na hora de determinar se um paciente está ou não apto à bariátrica. Essa questão ainda é motivo de muitas dúvidas.


▶️Afinal, como calcular meu IMC?


O índice de massa corporal é a relação entre o peso e a altura de um indivíduo. O cálculo é feito dividindo-se o peso em quilos, pela altura ao quadrado. (IMC = Peso/Altura²)


Vamos utilizar o exemplo de uma pessoa com 1,80m e 80kg. Para fazer o cálculo, multiplicamos a altura por ela mesma (1,80m x 1,80m = 3,24)


Depois, dividimos o peso em quilos pelo resultado da multiplicação anterior: 80kg/3,24 = 24,69kg/m² é o IMC de uma pessoa com altura de 1,80m e 80kg.


Para facilitar, insira os seus dados na calculadora abaixo e receba o seu resultado automaticamente:





⏲ Como considerar o resultado do cálculo?


Entre 18,5 e 24,9 é considerado um IMC adequado. Isso significa que, para sua altura, o indivíduo está com um peso adequado. Valores abaixo de 18,5 determinam baixo peso e, acima de 24,9, sobrepeso e graus progressivos de obesidade.


Veja como interpretar o seu resultado:


  • Entre 25 e 29,99 Sobrepeso

  • Entre 30 e 34,99 Obesidade I

  • Entre 35 e 39,99 Obesidade II (severa)

  • Acima de 40 Obesidade III (mórbida)


---------


▶️E para qual resultado de IMC a Cirurgia Bariátrica é indicada?


*Pessoas com IMC maior que 50 kg/m²;


*Pessoas com IMC maior que 40kg/m², com ou sem doenças, que não respondem a tratamentos;


*Pessoas com IMC maior que 35kg/m² que tenham doenças associadas ao sobrepeso e que tenham realizado tratamento sem sucesso, por no mínimo dois anos;


Também é necessário ser maior de 18 anos, além de conhecer e aceitar todos os riscos que envolvem o procedimento;



⚠️ Importante lembrar que não é apenas o IMC que indica se um paciente está apto ou não a realizar cirurgia bariátrica. Outros fatores como as comorbidades, estado de saúde geral, histórico familiar, aspectos psicossociais também devem ser avaliados.


Cada caso é único e deve ser sempre avaliado pelo seu médico de confiança.


Quer dar o primeiro passo para a realização da sua cirurgia bariátrica? Agende sua consulta pelo meu link na bio, pelo WhatsApp (54) 99682-9823 ou pelo meu site www.giulianocigerza.com.br onde você também encontra mais informações sobre cirurgia bariátrica, obesidade e sobre o IMC.


コメント


whatsapp (8).png

Contato direto
com a secretária

bottom of page